PalmBrasil Android

Palm Informações FAQs (Dúvidas) Gerais Meu aparelho está travando e dando erro. O que fazer?
 
                

Busca Site


Meu aparelho está travando e dando erro. O que fazer?

Quando uma mensagem de erro é apresentada, as vezes é possível clicar em uma caixa de diálogo, e reinicializar o equipamento, mas em algumas situações o computador de mão poderá ficar totalmente bloqueado.

Não se desespere, pois um reset simples resolve o problema. Para isso aperte o Reset (localizado na parte traseira do Palm). Você irá precisar de um clipes ou algo semelhante. Isto solucionará a maioria dos problemas. Se logo ao reinicializar o Palm voltar a dar problema, tente um reset médio (warm reset). Para isso veja os detalhes na FAQ sobre resets.

Existem diversas possibilidades que podem levar o handheld a travar. Veja algumas, para tentar identificar o problema e evitar novos travamentos.

  • Programa incompatível com seu equipamento: As versões mais recentes do Palm OS, a partir da 5, utilizam novos processadores e simulam os antigos. Isso pode fazer com que programas mais antigos, e escritos sem utilizar todas as recomendações da PalmSource, possam apresentar problemas.  
  • Versão errada do programa: Muitas vezes os desenvolvedores disponibilizam programas diferentes para modelos com telas coloridas, ou monocromáticas, ainda com telas de diferentes resoluções. Fique atento a isso quando for descompactar e instalar os programas. Em geral um arquivo texto explica qual o adequado. Mais uma vez ao se observar a descrição do programa você poderá identificar incompatibilidades.     
  • Erros dos programas: Todo software pode apresentar problemas. Alguns mais outros menos. Os desenvolvedores costumam sempre liberar versões com correções, por isso tente sempre utilizar as últimas versões dos programas. Mesmo assim, em situações específicas um programa pode vir a ter problemas. Nesse caso entre em contato com o desenvolvedor do programa, para que ele tome ciência do problema e possa resolvê-lo. Fuja de programas em teste, em geral conhecidos como versões beta, pois são potencialmente mais perigosos, já que ainda estão sendo desenvolvidos. 

Uma forma para identificar o problema, caso o erro seja aleatório, é zerar o computador de mão, com um hard reset, e instalar cada programa de forma separada e ir testando até identificar o que apresenta o problema. É um procedimento mais complicado e que demanda tempo, mas também o que apresenta maiores chances de sucesso quando a situação fica fora de controle. Para efetuar um hard reset é sempre recomendável manter uma cópia extra de seus dados da pasta Palm\nome do usuário.

Alguns programas, como o SafeGuard podem ajudar a prevenir problemas e identificar a origem dos mesmos quando ocorrerem.