PalmBrasil Android

Palm
 
                

Busca Site


Reset: O que é isso? Quais as opções e suas consequências?

Reset é o procedimento para reiniciar o Palm. Diferente de apenas ligar e desligar, o reset executa outras funções que permitem a correção de problemas.

Comumente o Reset é provocado pelo usuário quando o Palm trava e não tem como desligar o equipamento, ou ele fica sempre dando erros. Programas, como os hacks, e os que ainda estão em desenvolvimento, ou não criados visando um certo modelo de equipamento, são potenciais causadores de problemas.

Existem alguns casos, entretanto, que o próprio sistema sugere, ou exige, o reset. Em geral isso se dá em função de erro de algum programa, ou quando se executa alguma função que altere parâmetros do aparelho, como ao se atualizar a versão do Palm OS. Nesses casos apenas siga as instruções dos programas.

 

As opções

Você poderá executar três tipos básicos de Reset. Veja como ativá-los e suas conseqüências:

A caneta Stylus, de alguns modelos possuem uma ponta fina dentro, na parte superior. Essa ponta é útil para efetuar o reset. Desparafuse o topo da caneta e lá está!

 

Suave

Aperte o Reset (localizado na parte traseira do Palm). Você irá precisar de um clipes ou algo semelhante. Isto solucionará a maioria dos problemas. Esse que é um Soft Reset também é implementado em muitos programas, como o PilotKey, HackMaster, e LaunchPad.

 

Médio

Aperte o Reset enquanto segura o botão de seta para cima. Executando esse Warm Reset irá apagar qualquer tipo de extensões do sistema, como Hackmasterr, Hacks, LaunchPad, atualizações do PalmOS, etc. Isto as vezes solucionará também problemas com programas que fazem com que a tela de bem vindo da Palm fique aparecendo várias vezes seguidas.

 

Completo (hard reset)

Aperte o Reset enquanto segura o botão de ligar (verde). Você será questionado se realmente quer fazer isso. Aperte o botão para cima para completar o reset geral. Qualquer outro botão executará um reset suave.

Esse procedimento apaga tudo que estiver instalado em seu Palm. Use como último reurso. Parece desastroso mas pode não ser se você regularmente fizer o HotSync.

Quando fizer um Hard Reset assegure-se que antes de iniciar o primeiro sincronismo (HotSync) para restabelecer seu Palm você use o Palm Desktop, e no menu HotSync você selecione Personalizar/Custom e marque para todas as aplicações a opção "O computador substitui o computador de mão/Desktop overwrites handheld" (use para isso a opção Alterar/Change para cada ítem)  Com isso todo o conteúdo do Palm, que está copiado no seu computador, será enviado novamente ao Palm no próximo HotSync. Os programas instalados separadamente devem ser reinstalados novamente no Palm e eventualmente algumas aplicações precisarão ser reconfiguradas.

Usuários do Tungsten T5, Treo 650 e outros modelos com memória VFS (não volátil), e do LifeDrive (que tem winchester) devem notar que o reset, principalmente o hard reset, é um pouco diferente do apresentado acima. Cada modelo se comporta de uma forma (o Tungsten T5 varia em relação ao Treo 650 e assim por diante), sendo que alguns deles não irá apagar o conteúdo, mesmo no hard reset. Para conseguir apagar o conteúdo deve-se adotar outros procedimentos recomendados pela Palm Inc. Para os usuários desses modelos, aconselhamos que se consulte a área de suporte da empresa para informações sobre o hard reset.

Recomenda-se utilizar programas como o BackupBuddy for Windows ou BackupBuddyVFS. Com isso, em caso de perda dos dados, o HotSync consegue recuperar além das informações padrões (agenda, endereços, memos...), os programas e os dados guardados por eles, incluindo as informações dos cartões.