palm zire72 destaques

Zire 72 – Destaques

Principais Características

  • Palm OS Garnet 5.2.8
  • Tela colorida com resolução de 320×320
  • Processador da Intel de 312MHz
  • Memória de 32MB, (24MB disponíveis)
  • Slot para cartões SD/MMC
  • Câmera de 1.2MP
  • Bluetooth
  • Gravador de voz
  • Conector mini USB para sincronismo e cabo de energia
  • Saída para fone de ouvido
  • Bateria recarregável
  • Diversos programas adicionais, como o Documents To Go

 

Detalhes

Características Físicas

O Zire 72 é o sucessor do popular Zire 71, e mantêm muito das características físicas desse, mas tem também novidades. A Palm diz que o layout é uma mistura de estilo pessoal e profissional.

Na parte frontal os botões foram redesenhados, ficando maiores, e o antigo botão central, estilo joystick, foi substituído pelo D-Pad, ou botões direcionais, ao estilo do Tungsten E. Isso deve evitar que o aparelho se ligue facilmente e seja miss cômodo.

No topo estão o botão indicador de alarme e recarga da bateria, que infelizmente apenas indica que o aparelho está carregando, mas não que a carga já está completa. Existe ainda o slot para cartões SD/SDIO/MMC com proteção contra sujeira, porta de infravermelho, a saída para fone de ouvido estéreo e botão para ligar e desligar o aparelho.Do lado direito está a caneta stylus, e do lado esquerdo o botão para o gravador de voz. A stylus é de metal cromado, mas a ponta da mesma serve para se efetuar o reset, caso necessário.

A parte traseira do Zire 72 é bem diferente do Zire 71. Agora a câmera fica exposta o tempo todo, estando na parte superior, em uma área mais protuberante. Logo abaixo da câmera, ainda na área metálica, estão a saída de som interno e o microfone. A qualidade do som interno é boa, mas fones externos com certeza trarão um resultado melhor.Já na parte inferior existe também uma pequena protuberância para acomodar os cabos para sincronismo, que é no padrão Mini USB, como no Tungsten E, e Zire, e ainda o cabo de energia. A Palm abandonou o conector universal nesse modelo e dessa forma a base de sincronismo também não está presente.

Alguns usuários não vão gostar da mudança para o conector mini USB, já que muitos acessórios, como cabos e teclados, utilizam o antigo padrão da Palm. Por outro lado já existem opções de acessórios que não precisam do conector universal (que nome infeliz), como os teclados sem fio. O cabo de energia separado também é uma opção interessante para quem vai viajar, por exemplo. De toda forma seria bom que a Palm se decidisse por um padrão ou outro.

 

Processador, Memória, Tela e Bateria

O Zire 72 é o primeiro modelo a utilizar o novo processador PXA270 da Intel, que nessa versão roda a 312 MHz. Em testes ele chega a ser quase três vezes mais rápido que o antigo processador do Zire 71. Além disso a Intel incorporou diversos recursos para multimídia, e economia de energia, como a alteração dinâmica da velocidade do processdor.

Um ponto fraco é a memória. Apesar de ser o dobro do Zire 71, agora com 32MB, apenas 24MB estão disponíveis para o usuário, que parece pouco para os usuários mais avançados, principalmente se considerarmos que a câmera de 1.2MP exige mais espaço para as fotos na melhor resolução.

O ideal é comprar um cartão de memória, já que alguns recursos do aparelho só funcionam com o cartão.

A tela é excelente, sendo praticamente igual à do Zire 71 e de outros modelos da Palm. A resolução é de 320×320, e possui ajuste de luminosidade. A área de escrita é a tradicional. Infelizmente ainda não foi dessa vez que a área de escrita virtual foi adicionada na linha Zire.

A bateria de 950mAh é suficiente para uma semana de utilização, segundo a Palm. Em testes o Zire 72 chegou a suportar mais de 5 horas tocando músicas direto, ou 3,5 horas de utilização intensa, tirando fotos e com Bluetooth ativado.

Será que um dia o ser humano vai ter uma super memoria igual ao dispositivo O Zire 72? Talvez!  Achamos que se tomar muito suplemento cerebral ou usar alguma Pilula da Inteligencia poderá conseguir esse feito. Se quiser saber mais sobre o assunto veja esse post (https://guiadooeste.com.br/studymax-suplemento-cerebral-ou-pilula-da-inteligencia/)

 

Multimídia

A câmera do Zire 72 é de 1.2 megapíxels com fotos de no máximo 1280×920. Uma câmera com essa resolução não atenderá os usuários que desejam uma qualidade mais profissional. Ela é ideal para fotos sem muito compromisso. De toda forma a qualidade das fotos é bem melhor que a do Zire 71.Na melhor resolução uma foto pode chegar a ocupar cerca de 450kb, mas existem diversas possibilidades. Agora também é possível gravar pequenos vídeos com áudio. Nesse caso a resolução máxima é de 320×240 e o filme precisará necessariamente ser gravado em um cartão de memória SD ou MMC.

Diversos ajustes estão disponíveis, permitindo que o próprio usuário controle a luminosidade do ambiente, saturação, brilho, etc. As fotos podem ser tiradas com efeitos de preto e branco, azul ou sepia., e um zoom digital de 2x também está presente.

Verificando as fotos tiradas com o Zire 72 pode-se notar que a câmera tem uma tendência de ter cores um pouco fracas e lavadas, e alguns objetos fora de foco.

Para entrar no programa da câmera pode-se utilizar o botão dedicado ao programa fotos, e para tirar a foto utiliza-se o botão central do D-Pad. Após tirar fotos o usuário tem a possibilidade de desenhar nas mesmas.

Recursos já existentes foram aprimorados, como o álbum de fotos. Agora um programa adicional permite gerenciar imagens e vídeos no Zire 72. O RealOne Mobile Plauer é o programa da RealOne que permite escutar músicas MP3 ou no formato Real, no Palm. É possível organizar as músicas em coleções e visualizar detalhes da música em execução.

Pela primeira vez a Palm colocou o gravador de voz em um modelo da linha intermediária. As mensagens faladas podem ser gravadas na memória ou no cartão SD/MMC. Elas podem ser tocadas como alarme, e ainda enviadas para outros usuários, tanto a partir do Palm (usando bluetooth, IR, e-mail) quanto do computador de mesa (desktop), onde as mensagens ficam gravadas como arquivos WAV.

 

Comunicação

Finalmente a Palm começou a incorporar o Bluetooth na linha intermediária. A empresa aprimorou bastante o processo de configuração, que agora pode ser efetuado em segundos. Para conectar com um celular basta selecionar o país, operadora e modelo do celular. O Zire 72 ainda pode procurar por outros aparelhos com Bluetooth por perto, e já vem com diversas profiles para reconhecimento automático dos mesmos.

Com o Bluetooth o usuário pode  se conectar a celulares para o acesso à Internet (navegação, e-mail, etc), ou ainda efetuar discagem do telefone a partir de um número do Palm, enviar mensagens SMS ou MMS incluindo fotos tiradas com o Zire, ou efetuar o sincronismo. Praticamente todos os programas originais suportam o envio de registros por Bluetooth, IR, SMS e e-mail.

Para mensagens a Palm incluiu um novo programa de SMS/MMS. Já com relação a e-mails o VersaMail continua a ser adotado, agora na versão 2.7. É um excelente programa, que possibilita acesso a diversas contas de e-mail, configuração de contas POP, ou via sincronismo, e anexos como fotos e arquivos do Word e Excel. Para navegação o Zire 72 tem o WebPro, que pode trabalhar com proxy, que torna a navegação mais rápida, e menos segura, ou sem proxy. São três os modos de visualização dos sites: normal; otimizado para caber na tela do handheld; e mini, que permite ver toda a página e selecionar a área desejada.

 

Aplicativos Internos

A versão do Palm OS é a 5.2.8 agora conhecida como Garnet. O sistema operacional pode ser atualizado, mas não substituído completamente, já que o Zire 72 não possui memória flash.

O Palm OS 5.2 é utilizado em todas as versões de equipamentos lançados pela Palm no último ano, e incorpora o Graffiti 2, que se baseia no programa Jot, utilizado nos PocketPCs. Alguns caracteres são diferentes, mas nada muito radical, tendo a tendência a ser mais fácil de escrevê-los, pois são mais naturais, apesar de mais demorado nos casos em que se precisa fazer dois traços para obter o caractere.

Além dos recursos tradicionais, o Zire 72 vem com as alterações dos aplicativos básicos que a Palm adotou no fim do ano passado, no Tungsten E e T3, e mais algumas novidades.

Agora os aplicativos estão claramente mais próximos ao Outlook. Foi incluído inclusive um conduit da própria Palm que permite o sincronismo com o Outlook. Antes essa função era possível, mas utilizando o PocketMirror da Chapura, que acompanhava a maioria dos modelos vendidos pela Palm.

Os contatos tiveram as maiores mudanças. Veja algumas novidades:

  • Cada nome pode ter uma foto associada, o que é muito interessante. Essa foto pode ser tirada na hora em que se estiver incluindo o nome, ou pode-se ainda utilizar uma foto já armazenada no handheld;
  • Pode-se cadastrar até 3 endereços distintos (residencial, serviço e outro), com cinco campos cada;
  • Campo para data de aniversário. O aniversário aparece na agenda como evento sem horário, e você poderá indicar quanto tempo antes do aniversário um alarme deve ser tocado;
  • 9 campos novos: Móvel, e-mail, telefones adicionais;
  • Campo para endereço de Web Site;
  • 2 campos para Instant Message, como endereço do MSM ou ICQ;

Nem todos os campos ficam visíveis, para não encher a tela. Clicando no “+” é possível adicionar outros campos na tela. Um recurso permite discar e enviar e-mail de forma prática. Existe ainda a limitação de se poder associar cada nome a apenas uma categoria, o que deve mudar apenas no Palm OS 6.

O calendário tem como novidades:

  • Modo de visualização dos compromissos do dia, incluindo e-mail, se o VersaMail estiver configurado. Pode-se colocar imagem de fundo, incluindo as tiradas com a câmera do Zire 72;
  • Categorias, que podem ser associadas aos eventos, e possuem cores diferentes, para facilitar a visualização na agenda;
  • Possibilidade de editar as categorias e sua cores;
  • Envio por IR das categorias;
  • Cada evento pode ser associado a uma localidade, por exemplo uma reunião na cidade de Belo Horizonte;
  • Eventos podem passar da meia-noite;
  • Novos recursos e modos de visualização;
  • Os aniversários são apresentados como eventos sem hora.

As tarefas estão com nova interface que facilita a consulta por eventos de uma data específica, ou categoria. As tarefas podem ser repetitivas, e possuem alarmes, A visualização das tarefas também apresenta novos ícones, e apresenta as tarefas do dia como padrão.

Os memorandos passaram do limite de 4kb e agora podem ter até 32kb, um recurso que também já vinha sendo solicitado faz bastante tempo.

Outras melhorias foram incluídas, como no gerenciador de aplicativos, que agora possui o indicador do Bluetooth ao lado da bateria, permitindo acesso rápido às configurações do Bluetooth. Outra novidade é poder utilizar imagens de fundo no programa principal.

 

Softwares Adicionais

Os programas adicionais são praticamente todos conhecidos e já tradicionais nos modelos da Palm, como os já citados VersaMail e WebPro. O Mídia, que permite gerenciar arquivos de imagem e vídeos, contudo é uma novidade. Um aplicativo para SMS e MMS também substitui o programa para envio de mensagens SMS. Por fim a Palm colocou o Documents To Go em sua versão mais simples, que tem os programas compatíveis com o Word e Excel. É uma boa notícia, já que no Zire 71 os usuários ficaram sem esse recurso.

 

Conclusão

Com ótima tela. processador mais rápido, câmera de 1.2MP, bluetooth, gravador de voz, e aplicativos aperfeiçoados, o Zire 72 é praticamente tudo que se poderia esperar de um modelo multimídia, ficando a dever apenas no quesito memória. A relação custo x benefício foi muito bem equilibrada, dando ao usuário o máximo nessa faixa de preço.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *