Estudantes Digitais

Estudantes Digitais

 

Entre os universitários norte-americanos, os PDAs já são uma realidade na rotina de aulas e estudos. Em algumas instituições o PDA já é obrigatório desde o primeiro dia de aulas.

A mania contagiou os alunos de high school igualmente. A febre entre os alunos do ensino médio é tamanha que muitos diretores de escola cogitam até banir os aparelhinhos das dependências dos colégios. A questão é que os handhelds se tornaram tão multifuncionais que chegam a atrapalhar a harmonia das salas de aula. Em alguns casos, alunos fazem chats sem fio ou colam através do beam de mensagens entre os palmtops.

Para não perder as vantagens adquiridas com o uso dos PDAs no lugar dos pesados cadernos e agendas, agora as autoridades estudantis buscam uma forma de racionalizar o uso dos dispositivos nas escolas.

Os gadgets usados pelos alunos da atualidade vão muito além das calculadoras científicas e agendas eletrônicas do passado. Os Palms e outros handhelds agem como livro de endereços, calendário, organizador e planejador diário, calculadora, visualizador da web, notebook, gerenciador de e-mails, videogame e tocador de MP3 – tudo num único dispositivo. Os alunos ainda carregam em seus PDAs notícias, trabalhos e tarefas de casa, além de controlar suas notas e faltas. Em algumas instituições, as tarefas e provas são dadas aos alunos diretamente nos PDAs.

O segredo do sucesso dos handhelds nas escolas depende do equilíbrio. Simplesmente banir o uso dos mesmos é o mesmo que abrir mão de todas as revolucionárias ferramentas educacionais disponíveis. Acredita-se que a racionalização do uso dos palmtops é o que já se conseguiu hoje com o uso dos celulares – permitidos, desde que desligados durante as aulas.

 

Depoimento:

Thiago Sartorato Zampolin, bacharel em Teologia (Seminário Teológico de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) enumera 10 vantagens para um “estudante digital” usar o caderno eletrônico:

  1. É muito mais leve carregar o Palm e o Palm Portable Keyboard que livros, cadernos e xerox;
  2. Você não leva um estojo cheio de canetinhas coloridas, pois com o Documents To Go pode-se fazer anotações, deixar alguma parte do texto colorida para destaque e também usar o negrito e o itálico;
  3. Pode fazer anotações do tipo “pesquisar mais sobre o assunto” e depois correr até a biblioteca e fazer adições sem ter que fazer flechinhas e outras coisas mais; as informações ficam totalmente organizadas;
  4. Você pode ter tudo no computador e imprimir quando achar que deve; É o fim dos gastos com xerox e tinta de impressora. Se tiver um PDA que tenha voice recorder, pode armazenar e gerenciar os arquivos de áudio (aulas gravadas) como quiser;
  5. Pode fazer pequenos desenhos no NotePad e depois colar essa figura no documento do Word gerado em seu computador;
  6. É bem legal chegar na classe e montar seu Palm com PPK. Se você acha que passará alguma vergonha, não se preocupe, todo mundo vai se acostumar;
  7. Poderá ter todas anotações de todas as disciplinas no Palm em qualquer lugar que estiver;
  8. Se tiver outro amigo que também tenha o Palm e o Documents To Go, poderão trocar as anotações através do beam enquanto descem de elevador até o térreo para ir embora (esqueça xerox, papel, volume de lixo guardado em casa). Se você faltar a uma aula, só precisará do beam.
  9. Se precisar carregar livros, basta checar se os mesmos não existem em versão eletrônica. Já pensou fazer todas as anotações da sala de aula no Palm e, quando precisar consultar algum livro, o mesmo também estar lá? Já existem e-books de Direito como Código Civil Brasileiro, Constituição Federal, Código de Direito do Consumidor, Bíblias, Dicionários de Línguas (quantas línguas quiser), Literatura Brasileira e Portuguesa, e muito mais.
  10. Suas costas agradecerão muito e sua vida será mais organizada do que nunca! O Palm é um organizador pessoal para fins escolares, profissionais, familiares, financeiros, fotográficos, enfim, tudo em um só lugar.

 

Softwares para ajudar estudantes:

Você também é estudante e está querendo transformar seu Palm em um aliado? Basta turbiná-lo com alguns programas que o ajudarão a otimizar sua vida acadêmica:

Documents To Go – o consagrado “Office” da Dataviz, que acompanha a maioria dos Palms no CD de aplicativos que vem com o produto. Contém o editor de textos Word To Go, a planilha Sheet To Go e o editor de apresentações Slideshow To Go – que sincronizam respectivamente com o Word, Excel e Power Point da Microsoft no desktop, estando sempre atualizados.

Agendus – Disponível das versões Standard e Professional, esse software da Iambic combina e aprimora três aplicativos nativos do Palm OS: agenda (Date Book), contatos (Address) e lista de tarefas a fazer (To Do List). Seus poderosos modos de visualização e edição (como atrelar compromissos a contatos e consulta por histórico) fazem com que o usuário nunca mais perca um compromisso, ligação, ou evento importante. O controle sobre sua agenda é absoluto, num simples toque é possível visualizar compromissos, contatos, tarefas e ligações a fazer, e-mails ou SMS a retornar, tudo ao mesmo tempo.

Calculadoras – Os estudantes de exatas ou biológicas podem se deliciar com a gama imensa de calculadoras disponíveis para baixar no Palm: científicas, financeiras, médicas e até emuladores das calculadoras da HP (como a 48SX, 48GX e 49GHP12C, HP17B ou HP48). A vantagem não é só restrita à praticidade, mas também à economia que isso representa no bolso do já “duro” estudante universitário, já que muitas são freeware.

Due Yesterday – o gerenciador freeware da vida estudantil cadastra disciplinas e professores, acompanha notas e gerencia trabalhos e provas a realizar. Pode exportar as atividades a realizar para o ToDo do Palm. Tem uma versão Desktop, que é facultativa.

Dicionários – Há muitos dicionários disponíveis para o Palm. Dicionários de línguas (duas excelentes opções são o BDicty, da Beiks e o SlovoEd), dicionários médicos, dicionários de termos científicos (médicos, tecnológicos, etc) e até conjugadores de verbos, como o Conjugator da Beiks.

Leitor de e-books – quem quer ter e-books no Palm ou no cartão de memória, tem que ter um leitor de e-books. A variedade de leitores é muito grande, desde freewares simples ou mais bem elaborados, até sharewares que permitem edição, adição de imagens e bookmarks.

Mobile Paint – quer fazer rabiscos, esquemas, mapas e desenhos coloridos no Palm e depois sincronizá-los com o desktop? O Mobile Paint é um excelente shareware que cumpre com maestria essa função. Depois de feitos os desenhos, você pode salvá-los no seu cartão no formato bitmap ou sincronizar com o desktop. Feita a sincronização, fica bem fácil inseri-los como imagens no Word. Você também pode fazer a operação inversa: sincronizar bmps prévios no desktop e depois editá-los no Palm.

 

Acessórios que fazem a maior diferença:

Gravador do Tungsten T – chega de gravar aulas, palestras e conferências usando gravadores comuns e suas jurássicas fitas cassete. Os gravadores digitais são muito mais práticos. Você pode jogar os arquivos no computador e armazenar horas e horas de aula em seu HD ou em CDs. Pode escolher e rever trechos das gravações muito mais facilmente e compartilhá-las com mais pessoas via beam ou e-mail. Por enquanto, o único Palm com essa função embutida é o Tungsten T.

Teclado dobrável – para tomar notas durante as aulas, a escrita graffiti ainda é o meio mais rápido. Mesmo na escuridão da sala de aula durante as projeções, o dono de um PDA sai na vantagem, já que pode enxergar o que escreve. Contudo, caso se queira escrever em trabalhos ou textos mais longos, o uso de um teclado dobrável evitará dores nos punhos após algum tempo. Ao escolher um modelo de teclado, prefira os que simulam os teclados de PC. A digitação é mais rápida e confortável. Alguns exemplos são o GoType, o Palm Portable Keyboard. Existem outros modelos cujas teclas são um pouco diferentes, tornando o teclado ainda mais leve e portátil, como o novo Slim Keyboard da Palm. E há ainda o teclado infravermelho, que libera o conector e, justamente por funcionar via infravermelho, é compatível com qualquer PDA.

Presenter-To-Go – nenhum acessório para PDA é tão revolucionário quanto esse, fabricado pela Margi. Crie suas apresentações no Power Point, transfira-as para o handheld com o auxílio do software da Margi e apresente-as sem a necessidade de notebook ou PC. Basta conectar o Palm diretamente ao projetor com um cabo especial. O produto acompanha um controle remoto infravermelho que torna a apresentação ainda mais dinâmica. Basta ligar o Palm e o Data Show que sua apresentação instantaneamente se inicia. No CD ainda vem o Mirror, um programa que projeta a tela do Palm. Navegando em seu PDA, seus espectadores poderão acompanhar tudo. Isso significa que vídeos, imagens ou qualquer outro conteúdo do seu Palm pode ser visto pelo Data Show.

 

Por Beatriz Kunze
Blog Garota Sem Fio

 

Links Relacionados:
 Programas – Documents To Go
 Programas – Agendus
 Programas – Calculadoras
 Programas – Due Yesterday
 Programas – Dicionários
 Programas – Leitor de e-books
 Programas – Mobile Paint
 Modelos – Palm Tungsten T
 Acessórios – Teclado Dobrável
 Acessórios – Presenter-To-Go

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *